quarta-feira, 13 de abril de 2011

Essa é uma análise conclusiva da minha postagem participativa no blog: http://largaoverbo.blogspot.com !!!

Tenho pensado muito sobre este assunto estes dias e como ele se encaixa em minha vida.
Só percebi agora o quão religioso sou... Mesmo em meio a todo meu conhecimento, minha sede por saber e minha lógica, sou mesmo uma pessoa que lida todos os dias com a fé.

Como já perceberam em postagens anteriores, vou explicar um pouco sobre os assuntos abordados, antes de falar própriamente do tema principal.

Primeiro, acho importante comentar, o que é religião, ou melhor, o que significa religião.
Religião vem do latim relicare ou religio, que significa religar.

Mas religar ao que?
Religar o ser humano a sua fonte originalizadora! Isso mesmo, é a conexão do ser humano com aquilo que o criou, originou...

E no meu caso, eu sigo a vertente ideológica da racionalidade quanto a origem do homem, sigo a teoria de Darwin do evolucionismo e isso não me torna ateu, até porque não sou cristão, nem budista, nem se quer sigo nenhuma destas religiões convencionais.
Nem por isso quer dizer que não possuo fé e mais que isso, que não sigo uma doutrina religiosa.
Estes dias tenho percebido que grande parte das minhas escolhas e das minhas atitudes são em parte baseadas em minha religião, mesmo que inconscientemente, além de utilizar em muitos momentos expressões que clamam pela "intervenção" divina (como por exemplo a frase utilizada pelos cristãos: "Jesus!") e também percebi que todas as noites reporto meus medos e minha gratidão (quase como rezar, mas sem que haja um texto a ser seguido)...
Pois é, igualzinho a qualquer religioso!
Decidi então, pensar melhor sobre o conceito de fé como um todo, sem visar uma religião especifica, mas que se encaixe a mim.
Minha conclusão foi que a fé simplesmente crer em algo mais do que a vida e seus preceitos naturais.
Também conclui que minha fé e minhas doutrinas, não me tornam inflexivel, pelo contrário, vejo que cada coisa nesta vida tem muito a acrescentar e a modificar, o aprendizado não destrói minha fé ou a doutrina, só me faz enxergar a verdade e tomar conclusões melhores sobre o que sou e o que estou fazendo.
Além disso, percebo que ser religioso, não é ter que pregar suas verdades ou impor sua doutrina, já que acredito que o que é bom a mim, nem sempre é bom ao outro, cada um deve seguir, aquilo que melhor se encaixa em sua vida. E também não é discriminar pessoas de diferentes credos e suas idéias.

Maaas... Uma coisa é ter fé e seguir uma doutrina, outra coisa é realmente pensar que estou aqui apenas pela vontade divina e que minha vida é cultuar e apenas isso!
Eu penso que se estamos aqui é porque temos algo a fazer em prou deste lugar!!!
Se tivessemos mesmo que apenas bajular um ser divino, não há porque estarmos aqui e menos ainda passar pelo que passamos...

Acredito metafóricamente que o mundo seja uma escola e que nós somos os alunos.
Alguns alunos com o passar do tempo, evoluem e passam de ano, até que cheguem ao fim do aprendizado neste mundo, alguns alunos parecem que nunca passam de ano e há alunos que já se formaram e estão aqui como professores!
Essa é parte de minha doutrina.

Ahhh, você quer saber qual é minha religião e quais são as doutrinas que sigo?...
Então continue acompanhando meu blog e talvez (taaalvez...) um dia você consiga descobrir!!!

Um comentário:

  1. é...fé é um assunto complicado, conheci muuuitas religiões na vida e concordo que o mundo é um eterno aprendizado e que não estamos aqui por nada. Já cheguei a pensar que no final o que resta é só escuridão, mas hoje procuro usar o que aprendi com todas elas para tentar encontrar o meu caminho. ^^

    ResponderExcluir