Warning: Conteúdo polemico!!!
Estive refletindo sobre Esparta hoje de manhã, que me fez pensar na sustentabilidade do povo espartano (através de escravos), que me fez pensar em Aristóteles que afirmava ser completamente natural e positiva a existência de escravos, já que o homem grego evoluído dotado de inteligencia comanda, é natural que o escravo provido apenas de semelhanças anatômicas humanas, obedeça e cumpra os deveres. Isso também ocorre (ocorreu com mais frequência no passado) com outros tipos de animais, sendo usados em lavouras, carruagens, pombos correio, etc...
Concordemos que os casos acima citados são de total repugnância pública nos dias atuais, para a maioria das populações.
Bem... A humanidade tem caminhado cada dia mais a um grande desenvolvimento técnologico.
Suponho que provavelmente alcansemos um dia a esperada inteligencia artificial.
Teremos então robôs inteligentes que poderão fazer nossos serviços pelo menos os mais insalubres e/ou os mais detestados ao invés de nós.
Opa! Muitas vantagens ai, não?
Já que robôs não precisam descansar, não reclamam, não ganham salário, produzem mais, são mais fortes, são mais rápidos, etc...
Situações parecidas,não?
Eis a seguir, uma série de perguntas que deve esclarecer as vossas dúvidas ou contrapor seus argumentos contrários aos meus e também demonstra um pouco do desenvolvimento do método cientifico por mim utilizado para chegar a essa teoria :
O que há de errado em ter ou ser um escravo?
Não seria porque eles trabalham para o lucro maior de alguém, pois este não precisa pagar um rendimento de produção a este e sua mão de obra explorada?
-A contraversão desta questão, seria algo como : Escravos, diferente de robôs, possuem direitos humanos, por possuírem vontade própria, além da racionalidade.
Retrucando: E se os robôs também tivessem vontade própria?
-Contraversão: Poderíamos construi-los sem essa vontade própria para que pudessem fazer este oficio.
Retrucando: Neste caso, não estariamos fazendo usufruto destes da mesma maneira do que com os animais, já que vontade é ao relacionado diretamente a razão, incrustada a humanidade, pois a atitude animalesca irracional é meramente motivada pelos instintos que operam da mesma forma que uma máquina opera os serviços?
-Contraversão: Diferente das máquinas, os animais se machucam, morrem, tem necessidades básicas...
Retrucando: Maquinas também se machucam (elas quebram), elas morrem (quando não há mais reparo), tem necessidades básicas (eletricidade, óleo, graxa...)...
-Contraversão: Mas elas foram contruidas para isso!
Retrucando: E quem foi que disse que os animais não foram feitos para isso?
É, agora a coisa fica complicadissima apartir deste ponto, pois virão muitos com opiniões reliosas, culturais, doutrinárias, gastronomicas...
Isso mesmo, gastronomicas!!!
Os vegetarianos que me perdoem, mas para mim animais foram feitos para comer e muitas outras coisas, como já sabem sou um mereticista, e creio na lei do mais evoluido com maior potencial!
Se por acaso o homem criasse em laboratório um animal que tivesse como objetivo de vida (vontade - assim como no livro "O guia do mochileiro das galáxias") ser comido, você o comeria?
Se não, por que você faria um robô trabalhar para você se você não concorda com este tipo de exploração???!!!
Religiosos e outros me perdoem!
Vocês iriam falar que eles tem alma.
E eu retruco: Como você sabe que animais tem alma?
Por que todas as criaturas vivas criadas por Deus tem alma?
Bem... Deus não criou você diretamente, pode ter criado Adão que assim foi se proliferando e mesmo assim, você ainda acredita ter alma, já que é fruto de algo que Deus criou e tem vontade própria e pensamento, assim como os robôs!
O que? Eles não são de carne?
As árvores e vegetais também não... Nem vossas igrejas!
OK, polemica demais, chega disso!!!
Qual então foi minha conclusão sobre o assunto?
Uma belíssima: "Não há evolução e desenvolvimento sem a exploração!!!"
P.S.: Ahhhh... Só para cutucar mais os vegetarianos: Se você não come carne porque eles tem alma, porque eles sentem dor... Como você sabe que uma planta não tem alma ou não sente dor? Sabia que já foi comprovado com certo tipo de planta que ela percebe cheiros e algumas plantas carnívoras tem contrações ao se depararem com suas presas? É... Só para dizer que não é necessário ter sistema nervoso para ter sentidos, até mesmo dor!!!